Então é Natal...

By Está Contido
Caixa de lenços. Um belo presente de amigo oculto.



É amigos, o fim do ano está chegando. Para muitos, esta é a época mais esperada do ano. Época de confraternizações, de festas, de presentes... Parece que as pessoas se tornam melhores no Natal. Mais generosas, mais preocupadas com o mundo, com o coração mais aberto. O espírito natalino realmente é contagiante. As lojas, casas, prédios, tudo decorado para a noite do dia 25.

Mas para mim, não! Eu detesto o Natal.

Natal é uma das épocas mais perigosas do ano. O famoso espírito natalino tem a capacidade de camuflar as maiores roubadas criadas desde o nascimento do menino Jesus, há 2008 anos... Se eu pudesse me mudava para o Iraque todo mês de dezembro, onde não há pinheiros, nem pisca-pisca, nem rena, nem papai Noel... Mesmo com atentados e homens-bomba, lá é menos perigoso.

- Aí pessoal, está rolando uma lista de amigo oculto. Vamos todos colocar os nomes e os presentes – diz uma voz genial no fundo do escritório. Minha vontade nessa hora é arrancar o coração do individuo e o deixar pulsando na minha mão, no melhor estilo Indiana Jones, tamanho o meu ódio. Amigo oculto?!?! Alguém conhece coisa mais cafona que amigo oculto? Em pleno 2008, como alguém ainda pensa em fazer isso???

Amigo oculto só serve duas coisas: beneficiar gente mão de vaca e ganhar presentes fuleiros. Amigo oculto não faz o menor sentido. Se eu quero um presente, eu preciso colocar meu nome num pedaço de papel, ser sorteado e sortear um individuo, ser obrigado a interagir com pessoas que eu não conheço ou não gosto para, no fim, não ganhar o que eu pedi?
Mesmo com lista e valor de presente estipulado, você sempre ganha alguma porcaria no amigo oculto. Alguém tem guardado algum presente que ganhou num amigo oculto? Você se lembra quem lhe deu o tal presente? O objetivo desta brincadeira é sempre sacanear as pessoas de bom gosto dando-lhes um presente bem escroto e fazê-las gastar mais do que os 30 reais de valor máximo estipulado. Ou alguém consegue comprar o presente legal dentro desta cota? Eu, nos tempos que ainda caía nesta armadilha, sempre gastei mais que o estipulado e sempre ganhei porcarias. – Ah, dá para comprar um cd – diz sempre um cara pálida. Amigão, cds de promoção da Casa e Vídeo como Ana Carolina, Jorge Vercillo ou coleção Millenium, eu não tenho coragem de dar nem a um inimigo.

Por falar em inimigo, pior que o amigo é a estúpida idéia do inimigo oculto. Qual o sentido de juntar pessoas, fazer uma lista, sortear, gastar dinheiro, comprar um presente para no fim sacanear alguém? Perae, me explica de novo porque essa realmente não faz nenhum sentido. Eu vou gastar o meu dinheiro para sacanear alguém? Realmente não tem nenhuma lógica.

Pior é quando a “brincadeira” é no ambiente de trabalho. Com certeza, o babaca que inventou o inimigo oculto tomou uma justa causa no dia seguinte do sorteio, depois que aquela sua chefona de voz firme, que só usa roupa masculinas, ganhou um cd da Zélia Duncan.

Mas a situação piora muito quando chega a famosa e esperada festa de fim de ano da empresa! É amigos, este é o momento mais dramático. É quando todas as máscaras caem, quando todos se revelam. As cenas mais aterrorizantes, as cantadas mais baixas, as dançinhas mais vergonhosas; todos estes momentos são protagonizados nesta maldita festa de fim de ano da empresa. A roubada e tão, mas tão grande que eles usam a tática de sortear brindes na festa. Senão, com certeza, qualquer pessoa em sã consciência não iria.

Aposto que o Max Gehringer diria: em festa de empresa só beba água e seja o primeiro a ir embora.
Além de ser uma chatice sem tamanho “comemorar” o fim de ano com seus “colegas de trabalho”, este é lugar mais propício para você arrumar uma puta merda. Não existe a possibilidade de dar certo a mistura de bebida liberada e colegas de trabalho. Em primeiro lugar, na maioria dessas festas não é permitido levar gente de fora como maridos, esposas e namoradas... Ou seja, é quase certo que vai dar alguma merda. Se a sua esposa sai na sexta e diz – amor hoje é a festa da empresa – você dançou. Se ela chegar bêbada então, nem adianta coçar a cabeça porque alguém tomou conta dela para você. Pior é pensar que pode ter sido o Office Boy, ou aquele malandro da Xerox... E se foi o Paulão, chefe da segurança... Bom, melhor nem pensar...
A festa sempre começa muito bem, todos se cumprimentam, todos se conhecem... Alguns dançam timidamente, outros formam rodas e conversam, riem, bebem... Num segundo momento, o chopp começa a circular com mais freqüência, a festa fica mais divertida e o salão começa a encher... Logo em seguida começa o sorteio dos prêmios. Dependendo de onde você trabalha, de repente, você é contemplado com uma TV de plasma ou com uma semana em Buenos Aires... Ai vale esperar. Segure mais meia horinha e depois saia fora. Agora, se sua empresa sorteia rádio relógio e fim de semana em Vassouras, meu querido, sai correndo antes que a coisa piore. Após o sorteio, vem o ponto alto: as musicas animadas. Quando começa a tocar funk, axé, você tem duas opções: ou fique muito bêbado e entre no clima ou fure os olhos com algum objeto cortante porque as cenas seguintes serão bizarras.

Existe uma regra que deveria ser conhecida por todos: nunca deixe sua mão passar da altura do ombro. Se em algum momento você avistar uma mulher dançando com os bracinhos para o alto, é porque a cachaça já tomou conta deste ser. Maozinha pro alto, acima da cabeça, quer dizer: tô facinha e quero dar! Então amigo, ou você se aproveita desta situação ou não passe nem perto senão será como em Trihller, do Michael Jackson: aquele zumbi vai te pegar.
Algum tempo depois, o chopp começa a chegar quente e com menos freqüência. Você não ganhou nenhum brinde e até agora não pegou ninguém. - Perae, mas aquela baranguinha da tesouraria continua dançando sozinha, animadona, mas as luzes acendendo... Acho que vou oferecer uma carona...
Se este pensamento passou pela sua cabeça, é porque realmente você entrou no espírito das festas de fim de ano. Além de comer a baraguinha, você vestiu a camisa da empresa!

Agora, de onde veio a idéia de que estas festas são boas? Afinal, quem pediu festa de fim de ano?
Quer me deixar feliz no fim do ano, me dê folga!



*** Enquete: deixe seu comentário e diga qual foi o presente mais fuleiro que você ganhou em um amigo oculto. O meu foi uma caixa de lenços. E o seu? ***


 

10 comments so far.

  1. Anônimo 3 de dezembro de 2008 às 23:30
    Matuska,

    Realmente não lembro de um presente fuleiro que tenha recebido, até porque faz tempo que não participo de amigo oculto. Mas lembro que na época de colegio me via nas lojas chomp ou cantão, comprando agendas para dar para alguma garota que jurava que o preço era o estipulado no amigo culto e no final sempre era mais caro!

    Abcs

    Batata
  2. Anônimo 3 de dezembro de 2008 às 23:44
    Tuska, o Rafa depois que escreveu o comentário dele me lembrou de uma coisa terrível: E quando o filho da p*** que te sorteou não vai? Pior que quebrar a corrente, você gasta dinheiro com presente e ainda por cima não ganha o seu!!!! Sério, isso é muito escroto... Imagina terminar com essa agenda da Chomp ou da Cantão por exemplo??rsrsrsrs

    beijos
  3. Nypaula )O( 4 de dezembro de 2008 às 08:10
    Por isso que não participo das festas da empresa, no final do ano todo mundo é amiguinho, você então sabe do que estou falando, né? Ano passado pegaram uma das funcionários no banheiro com dois caras! Tanto lugar para fazer isso, hahaha!

    E o meu amigo oculto se chama cachaça oculto feito entre meus amigos, onde temos um grupo na internet chamado Graforréia Etílica e todo ano trocamos presentes com alto teor alcóolico! :o)
  4. Unknown 4 de dezembro de 2008 às 10:07
    O pior (e isso eh veridico) é qdo um FDP além de não participar do amigo oculto, vai na lista de prensentes e muda o presente da pessoa para cuecas de seda tamanho P. hahahahaha. Não foi comigo, até pq pelos motivos já mto bem expostos por vc eu não participo dessa p.
    Abraços
    Gugu
  5. Unknown 4 de dezembro de 2008 às 10:29
    Matuza, nesse post você se superou... PERFEITO!!!!
    Estou espalhando o Blog pelos meus amigos de trabalho... Tudo isso, narrado aqui, costuma acontecer (e MUITO) a cada final de ano.
    O presente mais fuleiro que ganhei em amigo oculto, foi quando pedi 3 parafinas para prancha de surf (isso dava R$40,00, preço estipulado na época) e ganhei uma pequena "estátua" de um surfista. Essa maravilhosa peça nunca saiu do fundo da minha gaveta. Inclusive estou pensando em organizar um amigo oculto para passá-lo a diante. Posso contar com a sua participação?
    Sobre inimigo oculto, discordo um pouco, pois se feito entre amigos (não os de trabalho) dá pra mandar alguns "recados", zombar com fatos ocorridos e arrancar fartas risadas.
    Abraços, Frauches.
  6. alinemmiranda 5 de dezembro de 2008 às 13:01
    Nossa mto bom !!!!!! Ri horrores e sempre imagino as situacoes,rs!!!!

    Essa da festa da empresa ta demais, e do amigo oculto entao, falou e disse! Tenho presentes bizarros ate hj...oculos q provavelmente eram da uruguaiana,pq vinham nakele saquinho preto e tirando do tal saquinho preto caiu a lente,toalhinhas c meu nome q jah viraram flanela na minha casa, sabonetinhos .... sinceramente nao tenho lembrancas de um bom presente d amigo oculto mais todo ano queremos fazer um...rs Qto a agendas da cantao, arrebentacao, CHOMP ERA FATO!!! Mais ate uma certa idade eu amava ganhar e escrever como um diario, rs!!!

    Mto bom!!!!!!

    Beijossssssss
  7. alinemmiranda 5 de dezembro de 2008 às 13:07
    Mais o pior amigo oculto foi um q participei ano passado e comprei p dar p meu amigo oculto um kit do boticario e eu ganhei um livro para professores com dedicatoria p outra pessoa.... o amigo oculto era de uma forma um pouco diferente, sorteava na hr e ia brincando... e eu fikei justamente com o presente de uma pessoa q decidiu participar na hr e catou qq coisa.. legal neh... compro boticario e ganho um livro pedagogico c dedicatoria e td p outra pessoa!
  8. Anônimo 5 de dezembro de 2008 às 17:36
    Ahahahaha Xande, essa vc se superou!!! Eu ri aqui de dar gargalhadas escandalosas e o meu pai levantar do quarto dele para ver se eu tava passando mal!!!

    Tô contigo e não abro mão: ODEIO FESTAS DE FIM DE ANO DE EMPRESA!!! Nunca trabalhei em uma, então imagina... a minha cabeça... haja galho!!!

    Quanto aos presentes de amigo oculto, vc tem razão: a gente sempre compra um que a pessoa quer e ganha uma porcaria!!! Só teve um ano que ganhei o que pedi, que foi um CD da Madonna! Fora isso, milhões de agendas (que eu nunca gostei!) que se bober, ainda hoje ganho...
    Beijos, cabeça!
  9. Unknown 8 de dezembro de 2008 às 23:47
    Odeio amigo oculto! Você compra o melhor presente para dar ao seu amigo e recebe o pior presente!
  10. Unknown 12 de janeiro de 2009 às 14:56
    To achando que esse blog subiu no telhado, hein!!!
    Abraços, Frauches.

Something to say?