Campanha mate um flanelinha por um Rio melhor

By Está Contido
Uma das maiores pragas do mundo moderno, depois do telemarketing, sem dúvida, são os flanelinhas. Aliás, uma das minhas maiores curiosidades é descobrir a origem do nome “flanelinha”. De onde veio a idéia de chamar de flanelinha um sujeito sinistro, com 1,90 de altura, seis passagens pela polícia, dois homicídios, que te toma “dez real” pra “olhar” seu carro? A última coisa que um cara como este deve carregar é uma flanela!
Imaginem se um sujeito entrasse na sua casa, sentasse no seu sofá e pedisse dez reais para assistir sua televisão. E se, além disso, você colocasse um apelido fofo nele, tipo, “paninho”:
- Amor, quem é este homem?
- É o paninho amor. Ele está vendo televisão
- Ô madame... Pode ficar tranqüila que eu to olhando. To aqui a noite toda.
- Querida, você tem dez reais trocado? É que eu só tenho inteiro. Amigo, eu posso pagar na volta, assim que acabar a novela?
- Ih patrão, aqui é pagamento antecipado. Sabe como é né...
- Você pode pelo menos tirar os pés de cima da mesa?
Melhor que a etimologia é a explicação da profissão de flanelinha. O que faz um flanelinha? Ele olha seu carro. Como assim olha meu carro? Se ele gosta de olhar carros, vai para o Salão do Automóvel. Eu gosto de olhar muitas coisas e não peço dez reais para as pessoas por ai. Agora, imaginem se eu entrasse numa loja de roupas no shopping e uma vendedora me abordasse:

- Boa noite. Precisa de alguma ajuda
- Não, obrigado. Estou só olhando. São dez reais

Ou se entrasse num restaurante:

- Ô amigão, traz o cardápio para mim, por favor.
- Pois não, senhor... Já escolheu?
-Eu to aqui olhando o cardápio... É dez conto.
- O que é dez conto, senhor?
- To aqui olhando... Dez conto! E tem que ser agora, não pode pagar na volta...

Mas o pior, claro, ainda estava por vir. Agora conseguiram um jeito de legalizar e institucionalizar o flanelinha. Arrumaram um terno chinfrim, vestiram uns malandros, compraram um guarda-sol e colocaram um nome bacana em inglês: Valet Park! Terceirizaram o porra do flanelinha! Pior. Esse Zé Mané, que você nem sabe se tem carteira de motorista, dirige o seu carro! E nós achamos a coisa mais tranqüila do mundo. Você vai a um restaurante, pára o carro na porta, esse Valet Park vem e leva seu carro sei lá para onde. Ai você fica olhando seu carro virando a esquina e diz: “Fica tranqüilo. É o Valet Park”. Como assim fica tranqüilo??? Você paga 30 mil num carro, mais sei lá quanto de seguro, dirige com todo cuidado, e depois entrega a chave na mão do primeiro cearense de colete que abre a porta para você? Se seu irmão pede o carro emprestado, você pensa: “ Acho que ele não sabe dirigir esse carro. E se acontecer alguma coisa...Melhor não emprestar”. Agora, o cearensee pode sumir com seu carro. E por que pagar dez reais para ter o carro estacionado duas ruas depois? Eu poderia ter feito isso.
Pior ainda é quando, ao invés dele sumir com seu carro, ele estaciona bem na porta do restaurante. Neste momento você se sente o cara mais otário do mundo. Ele pegou seu carro e te cobrou dez reais pra fazer exatamente aquilo que você faria: parar ao lado da calçada numa vaga qualquer. Neste momento, a minha vontade é chegar para o sujeito e dizer: “Era isso que eu deveria fazer? Oh, que bom que você está aqui! O que seria de nós sem você. Eu achei que fosse para puxar o freio de mão no meio da rua e trancar o carro!”

E Qual será a qualificação exigida para ser um Valet Park? Eles fazem uma prova de direção? Recebem treinamento para dirigir qualquer tipo de carro? Aulas de etiqueta que ensinem a não roubar os objetos e trocados do console? Acho que não... A única exigência para ser um Valet Park deve ser ter um rosto:
- Oi. Eu vim para a entrevista de emprego para ser manobrista.
- Ah, você tem rosto. Parabéns. Está contratado. Pode passar ali no RH...

Na Zona Sul é a coisa mais engraçada do mundo. Qualquer lugar que você vá, eu disse qualquer lugar, tem um Valet Park. Academia: você paga 250 reais por mês, mais dez conto por dia pro cearense manobrar seu carro. Restaurante: você come, bebe vinho, dá a gorjeta do garçom e nem a vaga é cortesia? No máximo, ganha uma balinha de menta. Até padaria tem Valet Park!

- Eu quero seis pães e um litro de leite: quanto dá?
- São R$ 5,90 mais dez reais do estacionamento.
Se a coisa continuar assim, meus filhos não poderão fazer faculdade. Terei gastado todas as minhas economias com flanelinhas. Juntando toda essa grana, é mais fácil eu contratar um motorista particular ou um segurança.
Para que, diferente de nós, nossos filhos possam estudar em bons colégios e fazer boas faculdades, sempre que um flanelinha cruzar o seu caminho: mate-o! Ou se você preferir, convença seu filho de que faculdade não está com nada. Ser flanelinha é o que realmente dá dinheiro.

* Depois de
Curtindo a Vida Adoidado, eu nunca mais confiei num flanelinha
* Eu editei melhor a diagramação do texto mas o sistema, que é uma merda, não está aceitando. Tem umas quebras confusas.
 

14 comments so far.

  1. Cris Carnaval 6 de novembro de 2008 às 09:46
    Adorei. Bjos
  2. Unknown 6 de novembro de 2008 às 10:56
    Bom pra cacete, nessas horas que não ter carro e ser o carona é legal."Porra 10 reais!!!Paga ai...Eu?Eu nada!!!O carro é seu, só to te fazendo companhia!!"
    Negro
  3. Unknown 6 de novembro de 2008 às 12:14
    Belo texto, Matuza... Discordo um pouco quanto a crítica aos Valets Park, pois só utiliza esse serviço quem quer. Já a crítica aos flanelinhas, concordo plenamente. O caminho é esse, meu amigo.
    Abraços, Frauches.
  4. Anônimo 6 de novembro de 2008 às 12:32
    Muito bom!!! rsrsrsrsrs...
  5. Unknown 7 de novembro de 2008 às 17:09
    cuidado com o preconceito...afinal temos amigos em comum cearenses, eles podem se sentir ofendidos...
  6. Anônimo 7 de novembro de 2008 às 23:07
    "De onde veio a idéia de chamar de flanelinha um sujeito sinistro, com 1,90 de altura, seis passagens pela polícia, dois homicídios, que te toma “dez real” pra “olhar” seu carro? A última coisa que um cara como este deve carregar é uma flanela!".

    Simplesmente GE-NI-AL!!!!!!!!

    bjsssss
  7. Anônimo 7 de novembro de 2008 às 23:15
    .
  8. Unknown 9 de novembro de 2008 às 15:07
    Figuraça! Agora em diga onde tem esses flanelinhas que cobram R$ 10 para eu nunca aparecer por lá. R$ 5 eu não pago, se vier um me cobrando R$ 10 eu chamo a polícia!
    Beijos
  9. Anônimo 9 de novembro de 2008 às 15:32
    Kkkkkk... mto bom!
    Agora, se um flanelinha chegar perto de mim, eu enquadro ele no art. 158 (extorsão) e levo pra delegacia... se reclamar, uso a minha .40 Como é bom ter poder, hahaha... boa primo! Comentarei o resto depois...
    Abraço
  10. St. Mário 10 de novembro de 2008 às 13:23
    o humor ácido do dia a dia merecia uma versão blogada! muito bom. abs.
  11. Vanessa 10 de novembro de 2008 às 13:45
    cearense, é? tá anotado...
  12. Anônimo 12 de novembro de 2008 às 11:57
    Ahahaha vc falando do flanelinha como um bandido e aqui fazendo apologia ao crime!!! ahahah Cuidado com a Polícia Federal, hein? Agora ela anda investigando a internet também!!! rsrsrsrs

    Mas adorei o tom irônico!!! Muito bom!
    Beijosssssssssss, Xande!
  13. Anônimo 14 de novembro de 2008 às 05:04
    Flanelinhas são a cara do Brasil. Um país de malandros, que foi criado ou se deixou criar por malandros, governado por malandros. E é assim, fazendo da extorsão um "emprego" porque senão poderia "estar matando, roubando, estrupando", que essa cambada de preguiçosos vai tomando conta.
  14. Edu 17 de maio de 2009 às 14:10
    são uma praga, não abandona o tema por favor, esta genial este post , reativa o assunto novamente, parabens, parabens,parabens

Something to say?